sexta-feira, 25 de abril de 2014

O preconceito dos Ingleses contra Irlandeses

Você já ouviu falar sobre o preconceito sofrido pelos Irlandeses em relação aos Ingleses? Sim, isso mesmo: preconceito! Depois da  Guerra da Independência da Irlanda (ou a Guerra Anglo-Irlandesa), datada entre 21 de janeiro de 1919 e 11 de julho de 1921, o povo irlandês passou a sofrer com a pressão Inglesa que ia além das questões políticas e econômicas
Cada vez mais o preconceito dos Ingleses sobre os Irlandeses crescia. Na década de 60 chegou ao ponto de anúncios de emprego serem expostos com letras garrafais "Irlandeses não são aceitos". Também nas acomodações eram colocadas placas que diziam: "Sem negros. Sem cachorros. Sem irlandeses". A ideia era dizer que negros eram inferiores, pior do que negros só cachorros e pior que cachorros só irlandeses.
Mas a irlanda conseguiu se fortificar ao ponto de ser hoje um dos países de melhor IDH da Europa, um dos poucos que não afundou na crise mundial e uma verdadeira fábrica de artistas mundialmente famosos (especialmente em Hollywood). Todos esses fatores acabaram ajudando a reduzir o atrito cultural entre os países e o preconceito sofrido pelos Irlandeses. Mas até hoje ainda é possível sentir um pouco desse mal-estar entre os países (só que em pequenas proporções, claro!). Veja nas fotos reproduções de alguns anúncios Ingleses da década de 60.


Um comentário:

  1. Muito bom comentário, Mayara.
    mas creio que a discriminação contra os irlandeses seja muito mais antiga, se tornando maior nos sec XVI e XVII com as guerras religiosas na Grã-Bretanha.

    ResponderExcluir