Sala sem lugar nem para ficar em pé |
E agora? O que fazer? Já estou matriculada (o), já paguei, preciso do visto e não tenho tanta grana. O que posso fazer?
Bem, vou falar o que eu fiz. Porque cada caso é um caso e não posso achar que o que segui se adeque a todos.
Então, vamos lá. Eu não sou de ficar calada. Primeiro tentei por semanas (mais de 4 semanas) consertar a situação, tentei entrar em contato com administradores e coordenadores da escola em busca de alguma atitude para que o problema dos alunos fosse sanado (em especial a situação de superlotação da sala). Como não consegui e a única resposta que recebi foi "vamos abrir um curso a noite" (que é ilegal para nós que precisamos de visto de estudante) pedi para sair da escola.
Procurei outra escola (o mais próximo da minha casa) e lá me matriculei.
A minha escola anterior me pediu a carta da nova escola para me "devolver" o que tinha pago. Sei que isso não é obrigatório, mas se dessa maneira era a melhor forma de resolver, achei por bem seguir por aí. Matriculada e com a carta da nova escola em mãos fui a antiga escola para prosseguir com meu pedido de restituição e depois para a Imigração.
A Imigração é a parte mais simples. Como eu já tinha a GNIB (carteirinha de visto) os funcionários da Imigração me pediram o attendance (presença) da escola que eu estava saindo. Como não recebi isso da escola (mesmo pedindo por mais de 2 semanas por esse documento), mostrei o e-mail que recebi negando a entrega do documento. Tudo isso ficou arquivado na Imigração. Fui perguntada o porque da mudança. Disse tudo que me fez mudar de escola. Logo depois a responsável da Imigração me informou que vou receber 4 meses extras de Visto (já que paguei um novo curso completo) e me pediu desculpa pelos problemas enfrentados em minhas duas últimas escolas.
Depois disso ela me passou o endereço para que caso alguém queira denunciar alguma escola. Ela explicou que a melhor forma é por carta (melhor que por e-mail). O endereço é: IMMIGRATION POLICY, 13/14 Burgh Quay, Dublin 2.
Na última quarta-feira a minha ex-escola me devolveu o que foi pago (paguei 600 euros pela renovação do curso e recebi 550). Achei o valor justo. No caso a escola teve alguns gastos com seguro saúde e as semanas que eu realmente tive aula. Então 50 euros a menos do que o que eu paguei acho que foi mais do que eu esperava receber.
Já na nova escola (só vou recomendar ela depois que terminar meu curso) fui muito bem recepcionada. Boa estrutura, área comum para uso de todos (com uma boa cozinha, mesas e computadores e ambiente externo). Fui recepcionada por uma elegante, educada e muito simpática professora que chegou pontualmente. Na sala de teste de nível apenas poucos alunos. Cada um recebeu uma caneta e um livreto com contato da diretoria e informações da escola. O teste foi elaborado pela própria escola (nada de cópia de livros).
A primeira impressão me deixou muito feliz. Espero continuar assim. Mas confesso que estou muito insegura agora. Depois de me sentir uma "burra" ao ser "passada pra trás" duas vezes já! Mas o ideal é não desistir nunca.
O que quero passar com essa publicação é que "NÃO ESTAMOS PRESOS". Podemos mudar de escolas e o Governo irlandês nos quer aqui, desde que estejamos fazendo a coisa certa. Se seu objetivo é mesmo aprender inglês você vai precisar de uma escola que te consiga o mínimo. Eu já ouvi muita gente falar "nunca fui pra escola e aprendi mais do que a maioria". Mas a verdade é que as pessoas que pensam assim só sabem o básico. Não falam correto e aprenderam as custas de uma comunicação básica (que não é o meu objetivo). Também há pessoas que não sabem ou conseguem sentar e estudar, mas são boas em observar. Cada um com uma forma de aprender. Mas eu acredito muito que a escola faça sim a diferença na hora de aprender um outro idioma (mas ela não trabalha só. O estudante é sempre o maior responsável).
Esse é um assunto bem delicado para se falar. Escolas que ouvi falar mal na net, conheci muitas pessoas que estudaram e adoraram. Então em qual confiar? Essa dúvida é geral no coração de quem procura uma escola com bom custo-benefício. Verdade seja dita, a maioria são máquinas de fazer vistos. Se você procura mesmo melhorar seu inglês dedique tempo na busca do seu curso e/ou agência para seguir com seu sonho do intercâmbio. Boa sorte a todos. Espero que a publicação ajude!
Boa postagem! Certamente ajuda a ficarmos mais atentos... Estou vivendo esse dilema da escolha da escola agora, e gostei de ler seu post. Você pode, por favor, me passar um email para que possamos conversar sobre umas dúvidas práticas que tenho? (mayra_brandao@hotmail.com) Assisto seus videos e gosto de suas opiniões. Um abraço! :)
ResponderExcluir