quinta-feira, 30 de maio de 2013

Socorro: fui furtada (roubada) fora do Brasil. E agora?!?!?!



Foi furtada ou roubada fora do seu país? Primeira coisa a dizer: tenha calma! Sua viagem ainda não acabou!
Eu fui furtada há algumas semanas (infelizmente). Tinha acabado de fazer uma viagem para a Irlanda do Norte (outro país) e guardei meu passaporte e visto na bolsa. Ao voltar fui a um pub com amigos (o lugar mais parecia um restaurante. Era vago e estávamos sentados à mesa no terceiro andar do prédio. Isso por volta das 20h). O ladrão aproveitou o momento que tirávamos uma foto para pegar a minha bolsa que estava entre a parede e eu.

Na foto vocês podem conferir o homem atrás de mim abaixado.
Estou postanto aqui esse fato não para amedrontar ninguém. Mas para alertar a todos que essas coisas acontecem sim. Mesmo na Europa. Comparado ao Brasil isso aqui é o paraíso. Mas roubos e furtos acontecem e precisamos ficar atentos para não passamos por esse péssimo momento.

Na luta pelos meus documentos perdido encontrei alguns links bem interessantes. O mais completo que achei foi o Manual do viajante onde você encontra tudo organizadamente. Muito bom mesmo. Vale a pena clicar e conferir.

Também encontrei o link irlandês lost.ie onde é possível deixar seu anúncio e também procurar informação de bolsas, carteiras e documentos encontrados.

A embaixada brasileira em Dublin também anuncia nomes dos documentos entregues lá (a pessoa tem até 90 dias para pegar pessoalmente seu documento. Depois, os documentos são enviados ao Brasil).

Além desses lugares, aqui na Irlanda, você pode procurar o POST OFFICER da Oconnel Street e a Garda (polícia local) e pedir informação sobre documento encontrados.

Os brasileiros também contam com a informação boca a boca que é rapidamente vista na comunidade do facebook: Classificados em Dublin.

A má notícia é: se não acharem sua GNIB, mesmo com o registro do furto, você deverá pagar mais 300 euros para retirar outro cartão de visto. Caso não queira, terá complicações para viagens internacionais e não conseguirá fazer nenhuma atualização do seu cadastro na imigração.

A garda na Irlanda realmente trabalha. Após 3 dias do furto que sofri fui encaminhada para um investigador que conseguiu identificar o ladrão. Mas, infelizmente, ele ainda não foi preso. Espero que esse meu final seja mais feliz. E claro que venho aqui contar a vocês!!!

:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário