Estava eu "passeando" por um grupo no facebook chamado "Classificados Dublin" quando dou de cara com a postagem do fofo do Leandro Guimarães que pode ajudar muita gente que vive aqui pela Irlanda. O texto explica (e mostra imagem para reforçar) como fazer para receber as taxas e impostos que o Governo retira do trabalhador aqui na Irlanda. O processo parece ser muito simples. Acompanhe:
ATENÇÃO IMPORTANTE!!
SOMENTE aos que trabalharam com registro no Tax Office.
Todos os anos muita gente não solicita ao Tax Office a devolução do imposto retido ou do imposto emergencial que É RETORNÁVEL!!
O governo somente devolve o dinheiro se o requerimento for feito com o formulário do P21, caso o contrário ele fica com o seu dinheiro!!
Pelos meus cálculos, eu receberia 37 euros, referente ao ano de 2012, mas para minha surpresa caiu 231 euros na minha conta. O meu flatmate achou que não teria nada a receber e caiu o valor de 55 euros em sua conta como devolução de imposto.
No meu primeiro ano, cheguei a receber 900 euros de retorno de tax!!
Se não houvéssemos solicitado o P21, isso ficaria para o governo!! Muita gente não faz o requerimento pois fica achando que não tem nada a receber, por preguiça ou por falta de informação!!
O que precisa para fazer o requerimento?
- Preencher o formulário do P21 (formulário abaixo) que pode ser retirado no tax office.
- Cópia do P60 referente ao ano de 2012.
- Tire a cópia do P45 (se houver algum), guarde, anexe o P45 original ao formulário preenchido.
- Jogue no box que tem na recepção do tax office (ao lado do Burger King da O'Connel st.)
Em até duas semanas você deve receber o valor depositado na sua conta, ou um cheque do Tax Office no endereço que foi informado no formulário!
Não sei qual o critério que eles usam para se depositar ou mandar cheque!
Caso você não tenha nada a receber você receberá uma correspondência de qualquer forma do Tax office!
Isso tem que ser de LEI, todo começo de ano depois do dia primeiro de Janeiro o requerimento do P21 precisa ser feito!!
A quem for começar a trabalhar este ano pela primeira vez, em 2014 aplique o P21 referente ao ano de 2013!!
Não percam essa grana que pode ser de muita ajuda.
Se você trabalha na Irlanda, não perde de entrar com esse processo sempre no início do ano (referênte ao ano anterior trabalhado).
Mais uma vez: Obrigada Leandro por sua atenção com os irmãos brasileiros. ;)
Mayara Amorim é Jornalista e natural do Rio Grande do Norte (Brasil). Chegou em Dublin em 2012 e desde então busca ajudar outros que assim como ela desejam realizar o sonho de viver em outro país e aprender um novo idioma. O caminho surgiu naturalmente. Primeiro o blog contanto as aventuras vividas, depois vídeos e agora (em 1014) trabalhando com apoio aos intercambistas. Se você sonha em vir a para a Ilha de Esmeralda ou já mora aqui, o nosso desejo é de que: sejam todos bem-vindos à Irlanda!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário